terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Rotinas e Desafios


A rotina facilita as coisas. A mesmice do cotidiano torna a vida mais previsível, estável e segura.

Porém, o excesso de hábitos pode nos asfixiar, impedindo a evolução e a transformação e isto é assustador.Uma rotina de muito trabalho, por exemplo, pode levar à ausência de novos relacionamentos e à falta de coragem de correr riscos.


Porisso fico sempre muito atenta às atividades que desenvolvo e tento perceber se não as estou fazendo por comodismo apenas.


Enfrentar novos desafios pode ser uma atividade muito prazerosa, levando-nos a descobrir novos potenciais em nós mesmas, ampliando nossos horizontes e possibilitando, dessa forma nossa expansão de consciência.

Mesmo quando isso parece difícil, como por exemplo, se temos um trabalho que nos exige uma certa constância de atos iguais, podemos evitar cair na rotina, concebendo o cotidiano de outra forma, com mais paixão e brilho, alterando para começar, apenas pequenos hábitos.


É importante que se saiba, no entanto, que nem sempre isto é fácil:

Na Física existe a Lei da Inércia, que tem tudo a ver com a rotina. Isto porque, as coisas que seguem numa determinada direção, naturalmente tendem a continuar o mesmo movimento se não forem interrompidas. Existe, pois, uma força que impele as coisas a continuarem do jeito que estão. É esta força que tem que ser vencida, com outra igualmente poderosa na direção contrária. Como na brincadeira do "cabo de guerra", ganha quem tem mais força.


Estaremos assim, abrindo as portas para novos caminhos, novos saberes, tornando nosso dia-a-dia e nosso futuro mais abrangente e prazeroso.




Passagens

Minha foto
Santos, São Paulo, Brazil
Sou santista,viuva,cinco filhos e oito netos. Minha formação começou na área da Educação e atualmente se foca também na Psicologia, mais específicamente na Psicanálise. Meu grande interesse é pela "Palavra" em todas as suas formas e é isto que me impulsiona neste blog.