quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Barack Obama - o Novo Pai Simbólico

Estava eu, ontem em São Paulo, em casa de minha filha Adriana e havíamos programado ir ao "Shopping Cidade Jardim", que eu ainda não conhecia. Enquanto esperava, liguei a tv e comecei a assistir a reportagem da posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Vi-me então, totalmente envolvida com a cerimônia que se iniciava e passei algumas horas totalmente envolvida pelas imagens que o GNT transmitia. Foram momentos inesquecíveis! E a visita ao Shopping ficou para outro dia....



Pude acompanhar, desde a cerimônia religiosa, que deu início às comemorações, até o final da tarde, quando o já presidente Obama e sua família, chegaram, definitivamente à Casa Branca.



Após o ato solene da posse, seguido por um esplêndido discurso, Obama e Michelle desfilaram em limousine, lentamente, em direção ao seu novo lar, intercalando momentos em que desfilavam a pé, ovacionados por uma multidão que os saudava com carinho e emoção.



Pus-me a pensar, então, no porquê a cerimônia mobilizou tanto essa multidão, vinda para Washington, de várias partes do país e do mundo, reunindo diferentes etnias e atingindo até uma anônima psicanalista, neste distante Brasil.



E, o que pude elaborar é que Obama representa, neste momento, para o mundo que o recebe, a figura do Pai. O Pai de quem todos nós sentimos falta, porque representa Proteção, Sabedoria, a Lei.

O humano, quando nasce é totalmente dependente daquela que o gestou, a mãe. Cabe ao pai a missão de introduzí-lo no mundo, tirá-lo da fusão maternal, necessária por um tempo, dando-lhe os limites que a vida impõe.

Esse Pai Ideal, justo, honesto e ético encontra nesse novo dirigente da maior potência de nosso planeta, o modelo perfeito para nosso imaginário. Porisso a grande emoção que assola o mundo nesse momento de transição. Como se, com ele, estivéssemos mais seguros e protegidos, assim como o filho que pede proteção ao pai, quando está em perigo.



Pensemos, porém, que assim como ele, somos também pais , simbolicamente, no sentido da corresponsabilidade quanto àquilo que nos cerca, família, comunidade, mundo.

Que possamos também tecer a nossa parte nesse tecido que se forma a partir desta era Obama, colaborando com nossas possibilidades para um mundo colorido como se via ontem, com diferentes povos se mesclando e uma linda família dando o exemplo de espontaneidade, alegria, amor e união!

Passagens

Minha foto
Santos, São Paulo, Brazil
Sou santista,viuva,cinco filhos e oito netos. Minha formação começou na área da Educação e atualmente se foca também na Psicologia, mais específicamente na Psicanálise. Meu grande interesse é pela "Palavra" em todas as suas formas e é isto que me impulsiona neste blog.