sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O que a Psicanálise nos ensina



A partir de meus estudos em psicanálise, tento sempre, a partir de fatos cotidianos relativos ao desenvolvimento humano e aos acontecimentos que ocorrem na Civilização, pensa-los sob a ótica da Psicanálise. Isto permite uma experiência interessante e enriquecedora, possibilitando que se lance um novo olhar aos fatos ou questões que surgem no dia-a-dia.

A descoberta freudiana possibilitou este novo olhar, na medida que inverteu muitos dos conceitos cristalizados até então.

N0 final do século XIX, Freud com seus "Estudos sobre a Histeria", introduz o conceito de Inconsciente, enquanto substantivo e não adjetivo como o utilizavam os filósofos. Isto representou uma virada na análise do comportamento humano e é a partir daí que se instaura a teoria psicanalítica.

A possibilidade que temos, portanto, de posse dos conceitos freudianos é a de tentar ir além das evidências, buscando entender o que as determinam, a partir do próprio sujeito.

A riqueza que este fato nos traz é muito grande no sentido de elucidar muitos dos enigmas e conflitos que cercam a humanidade.


Espero poder, através destes pequenos textos, a partir da minha experiência, esclarecer e desmistificar muito do que se pensa sobre a Psicanálise e traze-la para além das quatro paredes dos consultórios e das Instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passagens

Minha foto
Santos, São Paulo, Brazil
Sou santista,viuva,cinco filhos e oito netos. Minha formação começou na área da Educação e atualmente se foca também na Psicologia, mais específicamente na Psicanálise. Meu grande interesse é pela "Palavra" em todas as suas formas e é isto que me impulsiona neste blog.