Estava eu, ontem em São Paulo, em casa de minha filha Adriana e havíamos programado ir ao "Shopping Cidade Jardim", que eu ainda não conhecia. Enquanto esperava, liguei a tv e comecei a assistir a reportagem da posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Vi-me então, totalmente envolvida com a cerimônia que se iniciava e passei algumas horas totalmente envolvida pelas imagens que o GNT transmitia. Foram momentos inesquecíveis! E a visita ao Shopping ficou para outro dia....
Pude acompanhar, desde a cerimônia religiosa, que deu início às comemorações, até o final da tarde, quando o já presidente Obama e sua família, chegaram, definitivamente à Casa Branca.
Após o ato solene da posse, seguido por um esplêndido discurso, Obama e Michelle desfilaram em limousine, lentamente, em direção ao seu novo lar, intercalando momentos em que desfilavam a pé, ovacionados por uma multidão que os saudava com carinho e emoção.
Pus-me a pensar, então, no porquê a cerimônia mobilizou tanto essa multidão, vinda para Washington, de várias partes do país e do mundo, reunindo diferentes etnias e atingindo até uma anônima psicanalista, neste distante Brasil.
E, o que pude elaborar é que Obama representa, neste momento, para o mundo que o recebe, a figura do Pai. O Pai de quem todos nós sentimos falta, porque representa Proteção, Sabedoria, a Lei.
O humano, quando nasce é totalmente dependente daquela que o gestou, a mãe. Cabe ao pai a missão de introduzí-lo no mundo, tirá-lo da fusão maternal, necessária por um tempo, dando-lhe os limites que a vida impõe.
Esse Pai Ideal, justo, honesto e ético encontra nesse novo dirigente da maior potência de nosso planeta, o modelo perfeito para nosso imaginário. Porisso a grande emoção que assola o mundo nesse momento de transição. Como se, com ele, estivéssemos mais seguros e protegidos, assim como o filho que pede proteção ao pai, quando está em perigo.
Pensemos, porém, que assim como ele, somos também pais , simbolicamente, no sentido da corresponsabilidade quanto àquilo que nos cerca, família, comunidade, mundo.
Que possamos também tecer a nossa parte nesse tecido que se forma a partir desta era Obama, colaborando com nossas possibilidades para um mundo colorido como se via ontem, com diferentes povos se mesclando e uma linda família dando o exemplo de espontaneidade, alegria, amor e união!
Passagens são constantes em nossas vidas. Desde que nasce o ser humano se insere numa sequência de passagens que atravessa no decorrer da vida e que podem leva-lo a evoluir cada vez mais, se puder a cada uma delas, levar o que aprendeu e projetar o que ainda poderá aprender.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Passagens

- Arlette da Quinta Machado
- Santos, São Paulo, Brazil
- Sou santista,viuva,cinco filhos e oito netos. Minha formação começou na área da Educação e atualmente se foca também na Psicologia, mais específicamente na Psicanálise. Meu grande interesse é pela "Palavra" em todas as suas formas e é isto que me impulsiona neste blog.
Ficou muito boa a cor nova do seu blog. Mas o que está ótimo, ótimo mesmo é este post! Admiro sua capacidade de escrever textos tão elucidativos e inteligíveis para quem não veio por esse caminho do saber. Já está no espírito do multidisciplinar, multicultural, multi...tudo de bom!
ResponderExcluirParabéns!
Olá, Arlete
ResponderExcluirAcompanho você, pelo blog de minha amiga Lúcia.
Parabéns pelo post!
Acredito que, neste momento, o Cosmos esteja nos convidando a integrar o Pai e a Mãe...
O ponto de equilíbrio para o encontro com o Ser.
Que Obama seja capaz desta integração...
E que as partes de nós, neste grande Ser Cósmico, também sejamos.
Um abraço fraterno,
adriana
Arlette,
ResponderExcluirTorço, mesmo, para que o Obama seja esse pai que o povo americano está precisando. Não só o americano como todo aquele que, por um motivo ou outro, é atingido pelo que ocorre na nação que ele comandará.
Beijos
Caras amigas Lucia, Heloisa e Adriana,
ResponderExcluirÉ muito bom sentir que vocês comungam comigo do desejo de integração,desejo simbolizado, neste momento pela figura de Barack Obama, e sinalizada em seu discurso de posse.
Adriana, fiquei feliz pela sua participação em meu blog.
Obrigada a todas.
Eu é que agradeço, Arlette.
ResponderExcluirObrigada por ter me dado a oportunidade de participar de suas passagens.
Um abraço fraterno,
adriana