terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Abrindo as Janelas



Estou começando uma nova fase em minha vida profissional.

Após vinte anos de prática clínica em consultório, no modelo tradicional, decidi ampliar minha área de trabalho, "abrindo as janelas do consultório".


Isto significa que, neste momento, meu conhecimento, acumulado durante este tempo atravéz de estudos, aperfeiçoamento, cursos, congressos, grupos de estudo, seminários etc, anseia por expandir-se.

Além da prática clínica, sei que posso estender essa prática para além do consultório, atravéz do meu discurso e de atividades que possam transmitir a quem precise, os princípios básicos da Psicologia e da Psicanálise.

No mundo atual, onde tudo é mais dinâmico e urgente, onde os indivíduos não encontram tempo para dedicar-se a um trabalho de encontro consigo mesmo e com seu desejo, onde as solicitações externas são imensas e onde, cada vez mais, o homem encontra-se extremamente desamparado frente aos desafios que se apresentam, um novo polo de encontro, de informação e troca pode ser estabelecido.

Instaurar esse polo é a minha meta. Propiciar momentos de reflexão e praticar o encontro, utilizando o instrumental mais precioso de que dispomos, enquanto seres falantes:

a Palavra.

Ela será a figura central deste novo projeto, a mediadora das questões que se apresentem, aquela que permitirá que se desatem os nós, que se encontrem novas saídas e desafios, que nos permitam caminhar em uma boa e talvez nova direção.


Creio que ao ser humano, há, sempre, a possibilidade do crescimento.

Basta, para isso, que esteja aberto ao novo, às descobertas. Estou abrindo, já ao entardecer, as minhas janelas, deixando que novos ares renovem a ambiente! A meu ver, esta é a única forma de rejuvenecimento.

O meu objetivo, portanto, é que outros façam o mesmo, permitindo que esse movimento de abertura seja um convite de trocas enriquecedoras e profícuas que nos tragam mais qualidade de vida nesta caminhada.

5 comentários:

  1. Parabéns, Arlette!
    Estou abrindo as minhas janelas também.
    Um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  2. Olá, Arlette,
    Felizardos os que aproveitarem a oportunidade; seu conhecimento e sabedoria, integrados e concentrados, podem agora irradiar lucidez para um público maior.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Adriana e Lucia,
    Obrigada pelos comentários.
    Creiam que serão um incentivo para mim.
    Adriana, que bom que também está abrindo as janelas. Novos ares são sempre benvindos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Arlette,
    Abrir as janelas, abrir-se cada vez mais.
    Como isso é importante, e meio difícil para nós que crescemos numa época em que o usual era fechar-se.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Arlette,
    Que fantástica proposta... aliás abrir as janelas é sempre muito bom... não sei como, mas se puder participar, de alguma maneira deste processo : eu topo !
    Hoje vim conhecer seu blog e gostei muito das reflexões e textos.
    Parabéns !
    Quando der visite meu blog também :

    http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

    Beijo !
    Solange Maia

    ResponderExcluir

Passagens

Minha foto
Santos, São Paulo, Brazil
Sou santista,viuva,cinco filhos e oito netos. Minha formação começou na área da Educação e atualmente se foca também na Psicologia, mais específicamente na Psicanálise. Meu grande interesse é pela "Palavra" em todas as suas formas e é isto que me impulsiona neste blog.