domingo, 25 de outubro de 2009

Palestra no Clube - mais uma "Passagem"


Na quinta-feira dei uma palestra no Tenis Clube de Santos. Foi uma experiência muito boa!


Pela primeira vez, os participantes a quem me dirigi, eram leigos no assunto. Isto me preocupava, sem saber se conseguiria atingir meu objetivo, já que a linguagem e os conceitos psicanalíticos são um tanto herméticos. Passa-los para um discurso mais acessível era, pois, um desafio.

No entanto, logo de início estabeleceu-se um clima muito tranquilo, que permitiu que o conteudo que queria passar fosse evoluindo de forma clara e acessível. As pessoas levantavam dúvidas e questões e sairam satisfeitas com o resultado.


Para mim, foi uma experiência enriquecedora, na medida em que sempre pensei em abrir o campo da transmissão para além das paredes do consultório e das Instituições. Acredito que desta forma podemos levar o saber da Psicanálise às pessoas interessadas, favorecendo um esclarecimento maior sobre esse universo tão rico e desconhecido que é o psiquismo humano e, assim, possibilitando um viver melhor.


De posse de algum conhecimento nesta área de saber, os acontecimentos e fatos de nosso dia-a-dia podem demonstrar algo além das aparências enganosas da Consciência e da Razão, dando lugar a novas questões sobre algo que ainda desconhecemos, mas que está presente em todos os nossos atos e fatosda Civilização : o Inconsciente.


Atendendo ao desejo de todos os presentes, haverá um Encontro Mensal, para continuarmos com nossa proposta que é "O que a Psicanálise nos ensina ?






3 comentários:

  1. Pois muito bem, minha amiga, gostei muito desse novo passo! Tenho certeza que foi proveitoso o encontro, esse saber é importante. E eu sou sua fã de carteirinha...beijos!

    ResponderExcluir
  2. Arlette,
    Parabéns por ter atingido seu objetivo.
    Muito boa a ideia do encontro mensal.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Arlette,
    Faltou dizer que foi bom você ter retomado seu blog. E já retornou de uma forma bem ativa, não?

    ResponderExcluir

Passagens

Minha foto
Santos, São Paulo, Brazil
Sou santista,viuva,cinco filhos e oito netos. Minha formação começou na área da Educação e atualmente se foca também na Psicologia, mais específicamente na Psicanálise. Meu grande interesse é pela "Palavra" em todas as suas formas e é isto que me impulsiona neste blog.